domingo, 8 de maio de 2011

A Adidas vestindo o Operário, e o ano de 1980

Olá a todos.

Hoje apresento a nossos leitores um modelo de camisa clássica e que marcou época pela rara beleza em todo o futebol nacional, inclusive no Operário Ferroviário.

Nada mais, nada menos, que a famosa camisa Adidas com gola redonda, uma camisa limpa, apenas com o distintivo do Operário Ferroviário, a logomarca Adidas, e as tradicionais três listras descendo dos ombros e evoluindo para as mangas.
Esta camisa apresentada, pertence ao grande colecionador Carlos Cardoso, residente na cidade de Maringá. Sendo uma das maiores (se não a maior) coleção de camisas de times do interior do estado do Paraná, e além desta raridade alvinegra, ele também possuí inúmeras outras camisas do Operário Ferroviário.

Toda a sua coleção pode ser acessada neste link:
http://picasaweb.google.com/mwshirt/ColecaoPeVermelho

Como frequentemente acontece, as grandes marcas do futebol mundial optam para lançar seus mais novos modelos durante o maior evento futebolístico do planeta, a Copa do Mundo. Este modelo ficou popular após a Copa do Mundo de 1978, onde a Adidas “vestiu” inúmeras seleções, inclusive a Seleção Brasileira, como também a campeã Seleção Argentina.

Após a Copa do Mundo, esse modelo se espalhou pelo mundo todo, e em uma época onde a visão empresarial e lucrativa com a venda de uniformes para a torcida, tirando os grandes clubes que eram realmente patrocinados pela empresa, a grande maioria dos clubes compravam “lotes” de uniformes e os personalizavam adicionando seus escudos.

Este foi o caso do Operário Ferroviário, que até o final da década de 80 apenas comprava lotes de uniformes nas cores alvinegras e adicionava o escudo do Operário, assim como a partir da metade da década de 80, também a logomarca de patrocinadores.
Por isso, é extremamente raro encontrar camisas desta época, devido ao pequeno número de unidades que foram produzidas, e ainda existentes.

A Campanha alvinegra no ano de 1980.

O início da década de 80 foi bastante movimentada para o Operário Ferroviário.

Após participar no ano de 1979 de seu primeiro campeonato Brasileiro, no ano de 1980 o Operário Ferroviário participou novamente de uma competição nacional, a Taça de Prata, campeonato equivalente à segunda divisão nacional.

Este campeonato foi disputado no primeiro semestre do ano de 1980, sendo a primeira fase disputada por 64 clubes, divididos em 8 grupos de 8 times. O Operário Ferroviário caiu no grupo G, junto com os seguintes clubes: Avai (SC), América (SP), Caxias (RS), Grêmio Maringá, Figueirense (SC), Novo Hamburgo(RS) e XV de Piracicaba (SP).

Nesta primeira fase, o Operário disputou 7 partidas:
América – SP 3x1 Operário Ferroviário
Operário Ferroviário 1x2 Caxias
Grêmio Maringá 2x0 Operário Ferroviário
Operário Ferroviário 1x0 Avaí
Figueirense 5x1 Operário Ferroviário
Operário Ferroviário 2x1 XV de Piracicaba
Novo Hamburgo 1x0 Operário Ferroviário

Com uma campanha ruim, o alvinegro não evoluiu para a segunda fase da competição, somando 5 derrotas e apenas 2 vitórias, terminando o campeonato na 53º posição.

Torneio da Amizade

Formação alvinegra na decisão do Torneio da Amizade no Germano Kruger

Após a eliminação da Taça de Prata, o Operário disputa a partir do mês de março o “Torneio da Amizade”, campeonato disputado em dois turnos, onde os campeões de cada turno, disputaram a decisão do campeonato. As seguintes equipes disputaram a competição: União de Francisco Beltrão, Pato Branco, Toledo, Cascavel e Umuarama.

Primeiro Turno:
Operário Ferroviário 1 x 2 União
Operário Ferroviário 2 x 0 Pato Branco
Toledo 0 x 1 Operário Ferroviário
Cascavel 1 x 1 Operário Ferroviário
Operário Ferroviário 1 x 0 Umuarama

O alvinegro sagrou-se campeão do primeiro turno.

Segundo Turno:
União 3 x 1 Operário Ferroviário
Pato Branco 0 x 2 Operário Ferroviário
Operário Ferroviário 3 x 1 Toledo
Operário Ferroviário 0 x 1 Cascavel
Umuarama 0 x 2 Operário Ferroviário

Neste segundo turno, a equipe do Cascavel sagrou-se campeã, sendo assim o adversário do Fantasma para as duas finais, sendo a primeira na cidade de Cascavel, e a segunda em Ponta Grossa.
25 de maio de 1980 - Cascavel 0 x 0 Operário Ferroviário
01 de junho de 1980 – Operário Ferroviário 1 x 1 Cascavel


Como o alvinegro teve uma melhor campanha durante a competição, jogava as duas decisões pelo empate, sagrando-se assim Campeão do Torneio da Amizade de 1980. O time alvinegro campeão entrou a campo com: João Roberto, Gracindo, Kalú, Vilmar e Nardo; Chicão, Dagoberto e Werner; Peninha, Sapuca e Nilson

Campeonato Paranaense de 1980

Formação alvinegra na vitória sob o Batel de Guarapuava, no dia 27/11/1980

Neste ano, a CND( Conselho Nacional de Desportos), queria cada campeonato estadual com apenas 12 clubes. Como no estado do Paraná existiam 20 clubes aptos a disputar o certame, a opção encontrada, foi realizar uma primeira fase em turno único ao invés dos dois turnos habituais, sendo que apenas 8 clubes avançariam para a fase seguinte.

Na primeira fase, o Alvinegro de Vila Oficinas jogou contra: União de Francisco Beltrão, Atlético Pr, Pinheiros, Cascavel, Paranavaí, Batel de Guarapuava, Toledo, Londrina, Apucarana, União Bandeirante, Iguaçu, Grêmio Maringá, Colorado, Matsubara, Rio Branco, Agroceres, Umuarama, Coritiba e Pato Branco.

Com uma campanha mediana, o Operário terminou em 13º colocação, ficando assim, de fora do octagonal final. Os demais clubes, disputaram o “Torneio da Morte”, onde os 4 melhores clubes permaneceriam na 1º divisão de 1981, e os 8 formariam a 2º divisão estadual. Neste torneio, o Operário ficou com o vice-campeonato, atrás apenas do Atlético Paranaense.

Vale lembrar que este foi um dos campeonatos mais conturbados da história do futebol paranaense. Sendo declarados dois campeões, o Colorado e o Cascavel, após o conturbado jogo disputado na Vila Capanema em Curitiba. Este jogo não chegou ao seu final, após o Cascavel ficar apenas com 6 jogadores em campo, e com um placar de 2 a 0 favorável ao Colorado. Entretanto o time da capital precisava fazer 5 gols para sagrar-se campeão, sendo assim, após disputa judicial, ambos os clubes foram declarados campeões estaduais.
____________________

Créditos de Imagens: José Cação Ribeiro Júnior

2 comentários:

  1. Só cagaram colocar a foto desse vândalo comunista Che Guevara . Vergonha pro operário

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite!!!
    Meu pai jogou nesse time,ele era novo e jogou algumas partidas...
    Por acaso voces tem mais fotos (arquivos desse time)
    Ficaria muito grato...

    ResponderExcluir