segunda-feira, 16 de maio de 2011

Documentário - Opegua: Um Estado de Espírito.

Olá a todos.

Hoje voltaremos a comentar sobre a maior rivalidade existente envolvendo o Operário Ferroviário, o clássico Opegua.

Como já publicamos anteriormente, este clássico movimentou por mais de meio século a cidade de Ponta Grossa, onde sua primeira disputa ocorreu no dia 22 de novembro de 1914, no antigo campo do Alvinegro em Vila Oficinas, com o resultado final de Operário Ferroviário 1 x 0 Guarani.

Já a última disputa, válida por jogos oficiais dos times profissionais, ocorreu no dia 18 de maio de 1969, também com o placar final de Operário Ferroviário 1 x 0 Guarani, com gol de Padreco, em jogo válido pelo Campeonato da Zona Sul de 1969.
Entretanto, de tempos em tempos ainda presenciamos este importante clássico, em jogos amistosos, ou por divisões inferiores de futebol, como categorias de base.

Mas esta disputa, é marcante na história de ambos. Toda esta importância, podemos presenciar no documentário Opegua: Um Estado de Espírito; produzido no ano de 2005, pelo historiador Niltonci Batista Chaves, professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).



Ficha Técnica:

Título: Opegua: Um Estado de Espírito.
Diretor: Niltonci Batista Chaves
Produção: Universidade Livre dos Campos Gerais (UNICAMPOS) e Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Duração: 25 minutos
Ano: 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário