quarta-feira, 18 de maio de 2011

1979 - Camisa do Operário Ferroviário

Olá a todos.

Como havíamos comentado anteriormente, em breve iremos resgatar toda a campanha Alvinegra no Campeonato Brasileiro da Série D no ano de 2010.
Mas antes disso, apresentamos a nossos leitores uma camisa sensacional do Operário Ferroviário, pertencente a nosso amigo Lucas Bonfati.

Como já comentamos anteriormente, a dificuldade para se conseguir uma camisa do Fantasma abaixo dos anos 80 é gigantesca, devido a seu reduzido número de peças, sendo que a produção delas visava unicamente atender a demanda que o clube precisava para os jogos.

E esta camisa, é sensacional não só pela sua beleza, mas também pelo seu excelente estado de conservação, com mais de 30 anos de existência. Trata-se de mais uma camisa da marca alemã Adidas, e que foi utilizada pelo Operário Ferroviário no ano de 1979.
A princípio, existia uma dúvida sobre se esta camisa realmente foi uma peça utilizada pelo Operário Ferroviário, ou se era uma peça de seu xará sul-matogrossense, devido ao distintivo contendo apenas as letras O F C. Entretanto, analisando fotografias da época, podemos afirmar que em alguns jogos de camisa utilizado, esta era a estampa utilizada. Sendo também bem comum, a utilização a mistura de jogos de camisa, com dois ou mais jogadores utilizando camisas com pequenos detalhes diferenciados do resto do elenco.

Para afirmarmos o ano, além do conhecimento prévio dos modelos que a Adidas produziu no final dos anos 70 e início dos anos 80, também podemos afirmar com certeza ser pertencente ao ano de 1979, através de constatação fotográfica.
Como percebemos nesta foto, o Operário Ferroviário utilizando uma camisa semelhante a esta apresentada, mas não o mesmo, pois para este jogo a camisa é de mangas longas. Mas percebemos que pelo formato do símbolo e detalhe das golas, são pertencentes a mesma época. Esta foto, é de jogo válido pelo Campeonato Paranaense de 1979, em confronto contra a equipe do Coritiba no Estádio Germano Kruger, sendo que o placar final ficou em 1 a 0 para o Operário.

Esta vitória Alvinegra, ocorreu no dia 14 de junho de 1979, sendo que o Operário Ferroviário entrou a campo com. Em pé: Paulinho, Bento, Osni, Rogério, Gracindo e Milton do Ó. Agachados: Luis Roberto, Silva, Marcelus, Osmar e Sérgio David.

Vale ressaltar, que devido ao grande número de jogos que o Operário Ferroviário fez no ano de 1979, competindo não somente no Campeonato Paranaense, como também na Taça de Prata deste ano, o clube utilizou diversos jogos de camisa diferentes, não existindo um único uniforme "oficial".

Este também foi o mesmo ano em que o alvinegro fez sua primeira participação oficial em um campeonato nacional. Como já comentamos anteriormente, a Taça de Prata de 1979 contou com 80 clubes.

O jogo de estréia do Fantasma, foi frente a equipe do Brasil de Pelotas no Estádio Germano Kruger, com placar final de 1 a 1. O áudio deste primeiro gol Alvinegro, na voz do narrador Roberto Busato da Rádio Clube Pontagrossense (PRJ2), você pode conferir aqui.

Créditos:
Acervo pessoal de José Cação Ribeiro Júnior.

6 comentários:

  1. Tem certeza que esta camisa pertence ao Operário Ferroviário?? pra mim ela é do Operário Futebol Clube de Campo Grande Ms,eu sou campograndensse e este é o seu segundo uniforme, pesquisa aí pra ter certeza, porquê eu tenho duvidas.

    ResponderExcluir
  2. Tem certeza que esta camisa pertence ao Operário Ferroviário?? pra mim ela é do Operário Futebol Clube de Campo Grande Ms,eu sou campograndensse e este é o seu segundo uniforme, pesquisa aí pra ter certeza, porquê eu tenho duvidas.

    ResponderExcluir
  3. O resultado final foi de 1x1. Silva para o Operário e Aladim para o Coritiba.diferente do citado no texto.

    ResponderExcluir
  4. Essa camisa é do galo mais querido do MS . operário ms

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE A TODOS, E PARABENS POELA POSTAGEM, MAS DEVO DIZER A TODOS QUE ESSA CAMISA NÃO PERTENCE A TRILOGIA DO DO OPERARIO FERROVIARIO, MAS SIM AO OPERARIO DE CAMPO GRANDE DO ESTADO DO ms, SOU HISTORIADOR DO CLUBE E COLECIONO PATRIMONIOS ESPALHADOS PELO MUNDO DO CLUBE QUE AMO, E DEIXO A MENÇÃO AQUI QUE ESSE IETM É DO OFC DE CAMPO GRANDE, MEU FACEBOOK É https://www.facebook.com/empoderadopordeus ABRAÇO A TODOS

    ResponderExcluir
  6. ATÉ MESMO O BRASÃO DA EPOCA É DIFERENTE, SE DER UM ZOOM NO PEITO DE QUALQUER ATLETAS PODERÃO CONFERIR QUE O ESCUDO NÃO É O MESMO, ABRAÇO E VIVA O FUTEBOL

    ResponderExcluir