segunda-feira, 9 de maio de 2011

Camisa Torcida Revolução Operariana

Olá a todos.

Primeiramente, gostaria de agradecer a nossos leitores, pela excelente média de acessos que o Avante Fantasma tem atingido desde a sua criação. Já ultrapassamos os 3300 acessos em pouco mais de 3 meses de criação, nos dando uma média mensal superior aos 1000 acessos. Isto mostra que o objetivo proposto está sendo alcançado, compartilhando com o torcedor alvinegro, a valiosa historia deste clube quase centenário.
Obrigado a todos, e contamos com a colaboração de nossos leitores sobre quais assuntos devam ser futuramente apresentado neste espaço, afinal de contas, este blog é de todos.

Iniciando sobre o tema proposto para hoje, iremos falar pela primeira vez sobre uma torcida organizada do Operário Ferroviário. Apresento para vocês uma camisa, da extinta Torcida Revolução Operariana.

Torcida Revolução Operariana

A Torcida Revolução Operariana, ou TRO, esteve presente apoiando o Operário Ferroviário durante os anos de 2004 a 2008, entretanto, possuí diversas particularidades as quais fizeram dela, uma torcida diferenciada e importante para o Operário Ferroviário.
Pela data de sua fundação, ocorrida no dia 03 de maio de 2000, 4 anos antes da volta oficial do Operário Ferroviário aos gramados. Sim, ela foi fundada primeiramente para exigir a volta do alvinegro de Vila Oficinas, assim como para manter viva toda a paixão do torcedor alvinegro.

Sua organização inicial se fez pela internet com diversos apaixonados torcedores alvinegros, que debatiam além das antigas glórias alvinegras, mas principalmente formas de como lutar pelo retorno do time ao profissionalismo. Dentre estes torcedores, citamos o grande camarada Thiago Moro, que além de idealizador, foi quem comandou a torcida durante todo seu período de existência, e manteve o site de discussão, que após anos e algumas evoluções, tornou-se no www.operario.com .

Após o primeiro passo ser alcançado, com o retorno do clube no ano de 2004, vieram diversas outras metas, como também as dificuldades para se estruturar a TRO, como a confecção de materiais, crescimento de associados, formação ideológica.

E tudo isso foi sendo alcançado com o tempo, inclusive encabeçando importantes campanhas, como o incentivo ao uso das cores Pretas e Brancas no Estádio Germano Kruger, resgatando assim todo o orgulho alvinegro, e eliminando aos poucos os torcedores de outros clubes da casa do fantasma.

Além das faixas e bandeiras, era também da Torcida Revolução Operariana em co-parceria com a Torcida Garra Operariana o antigo bandeirão utilizado em diversos jogos da Divisão de Acesso, sendo este um dos maiores bandeirões suspensos já estendidos no Brasil.

Outra particularidade desta torcida, era sua ideologia política claramente de esquerda, sendo vista já pelo seu símbolo, representado pelo importante revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara. Uma torcida que sempre lutou por ideais libertários e trabalhistas, defendendo e propagando os direitos da classe trabalhadora, que ao longo de toda a extensa história do Operário Ferroviário, foi quem fez o Fantasma ser o que é atualmente.

No dia 21 de fevereiro de 2009, a Torcida Revolução Operariana, assim como a Torcida Garra Operariana e Torcida Jovem Independente foram oficialmente extintas, unindo-se para formar a Associação Esportiva, Recreativa e Cultural Trem Fantasma, sendo atualmente a maior torcida organizada existente no interior do estado do Paraná.

4 comentários:

  1. Saudosa TRO... éramos poucos, mais muito loucos pelo Operário!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando cheguei em PG, em 2008, a primeira coisa que chamou minha atenção foi, ao passar pelo Germano, uma bandeira com a figura do Chê. Quantos não tiveram esta impressão? Operário forjando identidades, aproximando forasteiros com a cidade, construindo sensibilidades políticas, inclusive.

    ResponderExcluir
  3. Cagada esse bosta comunista estragar a bandeira

    ResponderExcluir
  4. faz isso com meu operario não, isso é futebol e não politica

    ResponderExcluir